Ginástica para todos

Uma vez por semana, a Cáritas Diocesana de Coimbra promove aulas de ginástica junto dos seus utentes do Centro de Dia (CD), da Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e do Lar de Grandes Dependentes (LGD) do Centro Rainha Santa Isabel.

Na prática, a professora de ginástica desloca-se ao Centro Rainha Santa Isabel três vezes por semana para realizar aulas adaptadas aos utentes das diferentes respostas sociais. No entanto, para os mais ativos e que gostam de se exercitar, há a possibilidade da aula destinada aos utentes do Centro de Dia ser frequentada por todos. Sendo estas abertas, costumam contar com a participação de 40/45 utentes.

As aulas realizadas estão divididas em três partes. Primeiro realiza-se um aquecimento, depois um treino funcional, que faz a estimulação da motricidade global, e terminam com a realização de coreografias, que trabalham a junção da motricidade global com a estimulação cognitiva. Através da audição de músicas antigas, do tempo dos utentes, procede-se ao ensaio por etapas de movimentos correspondentes ao ritmo ouvido, culminando assim numa coreografia.

Os benefícios resultantes destas atividades de ginástica passam por estimular a motricidade global, prevenir a perda de capacidades motoras, precaver o risco de quedas e potenciar a interação grupal dos participantes.

Os utentes que se juntam nestas sessões de ginástica mostram-se satisfeitos, fazendo mesmo questão de não faltar a nenhuma aula.