Projeto CriArte destacado no estudo transnacional da Cáritas Europa

A Cáritas Diocesana de Coimbra teve o seu projeto CriArte referenciado nos resultados de um estudo transnacional sobre “Pobreza na Educação”, realizado em 2018 pela Cáritas Europa (página 33 do estudo).

Desde a eclosão da crise económica que abalou a Europa, em 2008, que se registou um aumento de pessoas em situação de pobreza e exclusão social na União Europeia. Como resultado, foi elaborado um estudo que aborda especificamente a questão da pobreza educacional, através da recolha de dados e informações de quatro Cáritas: Italiana (coordenadora), Grécia, Alemanha e Portuguesa.

A Cáritas não se limita a apresentar soluções pontuais ou de emergência para os problemas das pessoas e famílias. Na sua missão está também a procura de soluções estruturais, nomeadamente através de diversos projetos locais, regionais, nacionais e europeus e um dos projetos destacados da Cáritas de Coimbra foi o CriArte.

O CriArte é um projeto de empreendedorismo social que visa promover a aquisição de competências sociais e profissionais de pessoas residentes em bairros sociais, onde se interligam muitas das problemáticas sociais como a pobreza, tráfico de estupefacientes, violência, iliteracia, baixas qualificações e absentismo escolar. O projeto está implementado nas instalações do Centro Comunitário de S. José e lançou uma linha de produtos profissional e diferenciadora que despertou a corresponsabilidade social de outras instituições, sensibilizando para a produção solidária e circular, dando especial atenção aos públicos vulneráveis.

Mais informação sobre o CriArte em https://caritascoimbra.pt/project/criarte/