Cáritas Coimbra é parceira em novo projeto H2020 sobre o uso seguro de tecnologias AAL

A Europa tem vindo a enfrentar desafios cruciais nas áreas da saúde e apoio social devido às alterações demográficas, motivadas pelo envelhecimento populacional e o consequente impacto relacionado com o aumento da prestação de cuidados.

A inovação em Ambientes de Vida Assistidos (AAL – Active and Assisted Living) tem o potencial de responder a estas necessidades sociais e de saúde, beneficiando ao mesmo tempo das oportunidades económicas geradas pela Silver Economy.

Os avanços da visão computacional deram às câmaras de vídeo a capacidade de “ver”, aprimorando as suas funcionalidades para se tornarem “câmaras inteligentes”. No entanto, a monitorização através de câmaras pode ser vista como intrusiva, violadora dos direitos à privacidade, principalmente devido à preocupação de que as imagens de vídeo não processadas, possam ser vistas por observadores não autorizados ou armazenadas para uso inadequado. A aceitação destas tecnologias também é baixa porque criam uma sensação de vigilância orwelliana (prática social autoritária ou totalitária) ao estilo “Big Brother”.

Com base nestas premissas, foi iniciado em setembro de 2020 o projeto visuAAL, do qual a Cáritas de Coimbra é parceira.

O projeto visuAAL terá a duração de 4 anos (2020-2024), financiado através do programa de investigação e inovação Marie Skłodowska-Curie (MSCA) do programa Horizonte 2020 da União Europeia. Reúne 5 beneficiários e 14 organizações parceiras da Áustria, Alemanha, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Suécia, e Reino Unido. O visuAAL irá fornecer uma combinação transdisciplinar e intersetorial de treino, estágios não académicos, cursos e workshops sobre habilidades científicas e complementares para 15 investigadores em Estágio Inicial (Early Stage Researchers – ESRs) de alto desempenho.

No projeto a Cáritas irá receber estágios de investigadores de outros países (secondment). Para além disso, a Diretora de Inovação da Cáritas Coimbra, Carina Dantas, pertence ao Comité de Supervisão do projeto e será uma das formadoras nas ações direcionadas à aceitação dos utilizadores das novas tecnologias.

O visuAAL – Privacy-Aware and Acceptable Video-Based Technologies and Services for Active and Assisted Living (Tecnologias, serviços e sistemas de vídeo conscientes da privacidade desenhados para Ambientes de Vida Assistidos) tem como objetivo preencher a lacuna de conhecimento que existe entre os requisitos dos utilizadores e o uso seguro e adequado das tecnologias com base de vídeo para fornecer cuidados eficazes e de apoio a cidadãos mais velhos que gerem a sua saúde e bem-estar.

O visuAAL vai procurar aumentar a consciência e a compreensão de questões éticas, legais, de privacidade e sociais específicas de cada contexto, necessárias para implementar o sistema visual em ambientes hospitalares, domiciliários e comunitários, de uma maneira que projeta e tranquilize os utilizadores. Os resultados irão estimular o desenvolvimento de uma nova perspetiva de pesquisa para abordar de forma construtiva soluções com base de vídeo e privacidade direcionadas para a vida assistida.