Notícias

Cáritas de Coimbra partilha experiências sobre como acompanhar “uma nova geração de idosos”

O primeiro webinar do Unicare Summit – “Telemedicina: um novo cuidar na saúde mental do idoso”, realizou-se no dia 23 de setembro e contou com a participação da Cáritas Diocesana de Coimbra, representada pela Diretora de Inovação – Carina Dantas. “A nova geração de idosos, estamos preparados?” foi o tema lançado pela Cáritas de Coimbra, num seminário cujos temas centrais se focam nos desafios do envelhecimento, a saúde no mundo digital, envelhecer com saúde e a ética e deontologia no exercício da telepsiquiatria e da telepsicologia.

A Diretora de Inovação começou por fazer uma referência às necessidades dos cidadãos mais velhos de gerações anteriores, muito diferentes das reais necessidades dos idosos atuais, reforçando a capacidade que as organizações têm de prestar diferentes tipos de cuidados e incutir inovação nos cuidados e nas respostas sociais da atualidade, mesmo com as limitações existentes no terceiro setor.

A Cáritas de Coimbra tem nos últimos anos investido em vários projetos, sendo que alguns são já dirigidos para pessoas que estão ainda a trabalhar como o caso do Smartwork,  outros para tentar soluções inovadoras como por exemplo a robótica, ou outras apenas relacionadas com a tentativa de aproximar os utentes às suas famílias através de tecnologias que lhes permitam por exemplo fazer vídeochamadas, ter acesso a formas de estimulação cognitiva, jogos ou notícias. Carina Dantas enumerou um conjunto de atividades, simples, que melhoram de alguma forma os serviços prestados e que potenciam a participação social dos cidadãos mais velhos, melhorando a forma como as pessoas previnem o envelhecimento e mesmo alguns tipos de patologias.

Outra questão abordada por Carina Dantas foi a importância do trabalho colaborativo, referindo as duas iniciativas da Cáritas de Coimbra: a rede temática SHAFE e a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis. Têm ambas como horizonte encontrar uma ligação entre a área da saúde, a área social, os ambientes (infraestruturas, habitações ou espaços físicos urbanos ou não) e também as tecnologias.

Carina Dantas referiu também quais são as oportunidades e desafios no acompanhamento a esta nova geração de idosos. “O digital é sem dúvida uma oportunidade”, sendo esta afirmação reforçada ainda mais pela situação vivida pela pandemia da COVID-19. A Diretora de Inovação referiu a necessidade de “criar pontes” entre as várias áreas e terminou a sua intervenção lançando o repto de repensar o investimento dos próximos anos, a curto e a médio prazo, aproveitando o momento proporcionado pela pandemia para fazer uma nova avaliação ao setor social e da saúde para que estes tenham maior utilidade e sejam mais adaptados a esta nova geração de idosos.

Veja todas as intervenções do webinar 1 do Seminário Unicare em https://www.facebook.com/unicare.telemedicina/videos/463924404567402

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional