Notícias

Sistema tecnológico que promete potenciar o bem-estar e produtividade de trabalhadores 55+ foi apresentado na Cáritas de Coimbra

No âmbito do projeto internacional Smartwork, decorreu no dia 24 de setembro uma sessão de esclarecimentos que reuniu colaboradores da Cáritas de Coimbra, englobando diretores técnicos, investigadores do projeto e trabalhadores de escritório com mais de 55 anos, sendo estes últimos os potenciais participantes de um pré-piloto.

Esta reunião serviu para fazer uma primeira abordagem, junto dos participantes, sobre um sistema tecnológico que promete apoiar trabalhadores de escritório com mais de 55 anos e que usam com regularidade um computador. O sistema permite melhorar o seu bem-estar, a sua capacidade funcional e cognitiva, e emite sugestões de apoio que poderão usar para agilizar o seu trabalho.

Por outro lado, esta inovação irá dar à entidade empregadora uma maior capacidade para melhorar a eficiência e a produtividade das suas equipas, com recurso a soluções de apoio à decisão e à gestão do trabalho. A monitorização do estado geral de bem-estar dos trabalhadores e a receção de apoio complementar às tarefas informais de cuidado foram reveladas como uma preocupação dos familiares.

O projeto europeu Smartwork (financiado pelo Horizonte 2020), está a criar um sistema de Inteligência Artificial (IA), centrado nos trabalhadores 55+, capaz de contribuir para a sustentabilidade da sua capacidade de trabalho, e que permite:

 

  • A participação ativa e contínua de pessoas mais velhas na vida profissional;
  • Apoiar o envelhecimento ativo e saudável dos trabalhadores de escritório mais velhos;
  • Monitorizar o bem-estar, o comportamento, o estado emocional e cognitivo dos trabalhadores;
  • Lidar melhor com as consequências do envelhecimento e do sedentarismo no trabalho;
  • Gerar benefícios para os trabalhadores 55+, seus empregadores e cuidadores.

 

A sessão proporcionou uma discussão sobre o tema entre os potenciais participantes, diretores técnicos e investigadores que tiveram oportunidade de expressar as suas opiniões e receios e tirar as dúvidas que foram surgindo após a apresentação do sistema. O piloto, no qual serão feitos testes primários às inovações que compõem o sistema, terá início no próximo mês de outubro.

Todas as informações sobre o projeto Smartwork estão disponíveis em https://caritascoimbra.pt/project/smartwork/

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional