A SHAFE lança hoje, com orgulho, o Documento de Posição sobre Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis para Todas as Idades.

A Rede de Stakeholders SHAFE tem o prazer de lançar o seu Documento de Posição, desenvolvido em colaboração entre os parceiros SHAFE e os participantes da Ação COST Net4Age-Friendly, para apresentar recomendações que visam promover ambientes mais saudáveis ​​para todos os cidadãos e tornar os ambientes acessíveis, sustentáveis ​​e alcançáveis para todos, com o apoio das TIC.

Obrigado a todos pelo excelente trabalho colaborativo!

Foi criado desde 2017 um novo conceito, com base no desejo de implementar Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis para Todas as Idades por toda a Europa, de forma a promover uma vida mais saudável e feliz para as pessoas ​​em todas as comunidades.

Esta ideia ganhou forma e tornou-se um movimento sólido. Foi assim que nasceu a SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly Environments), lançada em 2018, pela Cáritas Diocesana de Coimbra e a AFEdemy, em estreita colaboração com várias organizações europeias.

A SHAFE começou por ser uma Rede Temática, aprovada pela Comissão Europeia, com a ambição de chamar a atenção dos responsáveis políticos, organizações e cidadãos para a necessidade de um alinhamento entre a saúde, apoio social, ambientes amigáveis e as Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), tanto a nível de políticas como de financiamento. As conclusões deste extenso trabalho, realizado em 2018, com mais de 160 organizações como parceiras, foram entregues à Comissão Europeia e aos Estados-Membros numa Declaração Conjunta e num Documento de Enquadramento, em dezembro de 2018.

Posteriormente, a SHAFE evoluiu para uma Rede Europeia de Stakeholders, que se encontra atualmente a trabalhar para conseguir uma melhor COOPERAÇÃO e IMPLEMENTAÇÃO, dois dos grandes desafios para este próximo período. Este é o principal objetivo do Documento de Posição divulgado hoje.

Aqui, apresentamos recomendações que visam promover ambientes mais saudáveis para todos os cidadãos e tornar os ambientes acessíveis, sustentáveis e sustentáveis ​​e disponíveis ​​para todos os cidadãos, com o apoio das TIC.

A pandemia revelou grandes oportunidades e benefícios de trabalhar de forma digital. No entanto, as soluções exclusivamente digitais não são a solução milagrosa para todos os desafios sociais.

Cidadãos de diferentes faixas etárias também precisam de manter um contato humano próximo; precisam de se encontrar, conversar, abraçar e amar. O ambiente digital não pode substituir esta necessidade humana, mas pode ser um veículo poderoso para apoiar as pessoas. O cenário para 2020 é uma oportunidade para a revolução digital ser bem pensada e implementada, se todos os desafios forem bem considerados e abordados.

Desta forma, a Rede Temática SHAFE – Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis para Todas as Idades terá como foco a narrativa, debate, divulgação e tradução do conhecimento de soluções digitais inteligentes e de soluções para otimizar os ambientes físicos e sociais dos indivíduos de forma combinada, reunindo também os domínios da saúde e do apoio social.

Documento de Posição também fornecerá indicadores para medir o progresso e o sucesso de realização da SHAFE.

O documento completo está disponível em https://en.caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/10/SHAFE-Position-Paper-011020.pdf