Notícias

CELEBRA-SE HOJE O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA

A população sénior tem números cada vez mais expressivos na sociedade europeia, sendo que Portugal se encontra num dos cinco países da Europa com uma população mais envelhecida, com tendência a aumentar nos próximos dez anos.

A Cáritas de Coimbra, apesar de todos os constrangimentos vividos no âmbito da pandemia da COVID-19, não deixou de assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro, num dia instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas. Por todos os equipamentos tiveram lugar várias celebrações, não só nas valências de apoio aos cidadãos mais velhos, mas também ações de sensibilização para as questões do envelhecimento e proteção das pessoas mais velhas, junto das crianças e jovens dos equipamentos de apoio à infância e juventude.

Desde março que a Cáritas de Coimbra tem reinventado formas de prestar os seus serviços e manter uma relação de proximidade e cuidado com os seus utentes mais velhos, recorrendo a muita criatividade e procurando manter sempre contactos regulares com os mesmos.

Por exemplo, nas Estruturas Residenciais, com os cuidados redobrados ao nível da prevenção do contágio, foram realocados equipamentos digitais que permitem ainda hoje combater o isolamento e manter os utentes em contacto com as suas famílias através de “visitas virtuais”.

No dia de hoje, a Cáritas de Coimbra deixa a sugestão de partilhar com os seus vizinhos, familiares, amigos e conhecidos a aula de ginástica dirigida à população sénior, dinamizada no âmbito do projeto +Atlântico.

Porque não assinalar esta data incentivando um cidadão mais velho a exercitar-se?

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional