Campanhas permitiram apoiar dezenas de famílias carenciadas devido ao surto da COVID-19

A Cáritas de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção (CCI), lançou 3 campanhas distintas quando a pandemia da COVID-19 obrigou muitas famílias a permanecerem em situações de carência económica e social.

“Máscara Solidária” foi uma iniciativa que consistiu na venda de máscaras sociais, não cirúrgicas, com o objetivo de comprar produtos frescos como iogurtes, carne, peixe, legumes e frutas para as famílias assinaladas pelo CCI ou que a ele recorressem para pedir ajuda. No dia 15 de maio, dia em que se deu por encerrada a campanha, foi totalizado o valor de 8.215,93€ para apoiar as famílias, correspondente a 2738 máscaras. Algumas das encomendas ainda estão a ser finalizadas e ainda existem algumas máscaras que estão a ser vendidas à população que ainda as procura junto deste equipamento, em funcionamento na Rua Direita da Baixa de Coimbra.

Também o projeto “Somos Família” pretende angariar famílias da sociedade civil que “adotem” famílias que estão a passar por momentos difíceis e às quais deverão entregar um cabaz por mês, recheado com produtos essenciais. O número de famílias tem vindo a aumentar diariamente desde abril e neste momento o Centro Comunitário de Inserção sinalizou já 48 famílias, num total de 133 pessoas, das quais 64 são crianças. Destas famílias foram já adotadas 41 e estão ainda disponíveis 7 para adoção.

Os interessados ainda poderão adotar uma família, entrando em contacto com o Centro Comunitário de Inserção através do telefone 239855840 ou email ccinsercao@caritascoimbra.pt. Receberá informação sobre os agregados familiares que precisam de ser apoiados e qual a sua tipologia.

Paralelamente foi lançado um pedido a parceiros, fornecedores, empresas e sociedade civil para que doassem produtos alimentares, de higiene pessoal e habitacional para serem entregues a pessoas e famílias com necessidades emergentes. Foi permitido ao CCI rechear 43 cabazes para doar a famílias que não estavam sinalizadas para beneficiar da iniciativa “Somos Família”.

A Cáritas Diocesana de Coimbra agradece a todos os que individualmente, ou através de entidades, fizeram chegar os bens ao Centro Comunitário de Inserção. Agradece também a todas as pessoas e empresas que compraram máscaras sociais ou que ajudaram na sua confeção e a todos os que adotaram uma família. Em nome das pessoas e famílias apoiadas, MUITO OBRIGADO.