SEM DESCULPAS – CRÓNICA DE UMA PANDEMIA A TERMINAR?

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, escreveu uma crónica sobre os desafios sociais da pandemia de COVID-19.
A crónica relata a preparação para os desafios enfrentados, nas semanas do pré-confinamento.

Para evitar qualquer risco de contágio, a Cáritas de Coimbra optou por adiar o Peditório Público Nacional, ainda antes de qualquer resolução nacional. Foi também alterada a reunião de consórcio de um projeto que foi realizada fora das instalações da Cáritas de Coimbra como medida de prevenção ao contágio.

Devido à pandemia de COVID-19, a Cáritas de Coimbra enfrentou vários desafios ao encerrar os Centros de Dia, Creches e Jardins de Infância, Centros de Atividades de Tempos Livres, e minimizar os serviços presenciais em muitas outras respostas, o que teve um forte impacto na população que usufrui dos seus serviços, mas não deixou de estar atenta aos utentes  e acautelou os serviços de saúde básicos.

Através do Centro Comunitário de Inserção, a Cáritas de Coimbra, lançou a campanha Somos Família, e convidou a sociedade civil a “adotar” familiar que estão a passar por momentos difíceis.
Outra campanha, a Máscara Solidária, permitiu angariar cerca de 5000€, através da produção, entrega e pagamento de 1640 máscaras sociais não cirúrgicas, que apoiaram famílias cuja situação económica e social foi agravada com a pandemia da COVID-19.

A Cáritas de Coimbra continuou a desenvolver projetos, entre os quais o Triplo D e o projeto internacional Pharaon, que provaram ter sucesso nas redes sociais.

Através dos meios digitais, foram dinamizadas pequenas reuniões (focus group) com os participantes de duas Estruturas Residenciais da Cáritas, que deram as suas opiniões sobre três tecnologias/serviços que fazem parte do projeto: a Incubadora Social, o Campus de Cuidadores e a app “Cidade e Natureza”.

Embora durante este período de pandemia, muitos serviços tradicionais tenham sido fechados, a Cáritas de Coimbra permaneceu em funcionamento para dar apoio às centenas de pessoas que se encontram em casos de vulnerabilidade física, económica e social.

Leia a crónica em: https://www.apdh.pt/artigo/27