Cáritas Coimbra em reunião de Direção do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas

A Cáritas de Coimbra esteve a participar, no passado dia 25 de junho, na Reunião de Direção (virtual) do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas, representada pela Vice-Presidente do Convénio, Carina Dantas.

Esteve a ser discutida com os membros da Direção a estratégia para o próximo período de trabalho, incluindo as formas de financiamento para o futuro e os serviços a prestar aos membros. O Convénio é uma organização europeia sem fins lucrativos, que visa reunir todas as autoridades locais, regionais e nacionais e outras partes interessadas que se comprometem a cooperar e implementar soluções baseadas em evidências para apoiar o envelhecimento ativo e saudável como uma resposta abrangente ao desafio demográfico da Europa, contando já com mais de 160 membros ativos.

A Cáritas de Coimbra é um membro fundador e está representada no Convénio desde 2016. É uma organização internacional sem fins lucrativos, criada nos termos do direito belga, que funciona em estreita cooperação com a Organização Mundial de Saúde – Network of Age-Friendly Cities and Communities.

A atual Direção do Convénio é composta por até dez Diretores e os seguintes membros:

• Presidente: Joan Martin, Chefe do Executivo, Conselho do Condado de Louth, Ireland (2º mandato)
  • Vice-Presidente eleito pelos Membros Efetivos: Sergio Morillo-Corzo, Diretor Geral de Promoção da Autonomia Pessoal do País da Biscaia, Espanha (2º mandato)
  • Vice-Presidente eleita pelos Membros Ordinários: Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, Portugal (2º mandato)
  • Secretária Geral: Anne-Sophie Parent, Secretária-Geral da Plataforma AGE Europa, Bélgica (2º mandato)

Para além dos objetivos base do Convénio de partilhar boas práticas entre regiões e aumentar as respostas diferenciadas aos desafios demográficos na Europa, o Convénio é também o detentor dos Silver Economy AWards – SEED Awards – e vai ser responsável por lançar a nova edição dos Prémios.