Cáritas de Coimbra participa no lançamento do ISAC Europeu da Saúde

No passado dia 18 de junho, Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, esteve a representar uma das 12 organizações convidadas para a reunião de lançamento do ISAC Europeu da Saúde, a convite da Comissão Europeia – DG CONNECT – Communications Networks, Content and Technology.

Este convite surgiu no contexto da participação da Cáritas de Coimbra no projeto Pharaon, um piloto de larga escala financiado no âmbito do programa H2020, na qual aorganização é Chair do Comité de Ética do projeto, co-líder da disseminação e do piloto português.

Durante a atual pandemia, assistimos a um aumento de ataques cibernéticos direcionados a pessoas e organizações na área da saúde, como sucedeu num centro de testes COVID-19 europeu que foi atingido em março de 2020 por um ransomware, causando o desligamento dos sistemas de computadores do segundo maior hospital do país, que assim perdeu as informações dos principais sistemas clínicos no seu banco de dados. Esta situação é uma grande preocupação atual dos operadores de serviços essenciais (OES) na área da saúde.

Esta realidade aumenta a importância de ações coordenadas a nível da UE para melhorar a resiliência cibernética do setor de saúde europeu. Especificamente, indica uma oportunidade para os OES da área de saúde serem pioneiros, estabelecerem e dirigirem uma comunidade auto-organizada de confiança para a coordenação, colaboração e partilha de informações relacionadas a questões de segurança cibernética, incluindo incidentes, ameaças e melhores práticas entre os membros.

Essas plataformas são apelidadas ISAC (Centro de Análise e Partilha de Informações). No contexto atual, um ISAC europeu da saúde terá um valor especial, podendo melhorar a cibersegurança no setor de saúde por meio de ações pós-crise, nomeadamente a partilha de boas práticas e medidas de mitigação.

Os ISAC são organizações sem fins lucrativos que já fornecem um recurso valioso na partilha de informação relativa à segurança cibernética, incluindo ameaças, incidentes e melhores práticas em diferentes setores europeus, como Energia (EE-ISAC), Finanças (FI-ISAC), Ferroviário (ER-ISAC) e Marítimo (EM-ISAC).

Um ISAC europeu da saúde complementará os esforços atuais e permitirá o estabelecimento de uma comunidade para colaboração voluntária.

Esta reunião teve como objetivo lançar as primeiras bases para o desenvolvimento desta iniciativa.