Cáritas de Coimbra celebra a Semana dos Afetos

A Semana dos Afetos, assinalada entre 10 e 16 de fevereiro, não passou indiferente à Cáritas Diocesana de Coimbra. Vários equipamentos da IPSS realizaram atividades neste âmbito, promovendo a partilha da amizade, do carinho e do amor.

O Centro Social S. Pedro, seguindo a máxima de que a amizade é uma forma de amar, experienciou momentos de interação que permitiram a criação de laços e a partilha de afetos. Os utentes leram textos, distribuíram beijinhos e abraços, elaboraram corações e fizeram sessões de fotografia. Através destas atividades, o Centro foi trabalhando a temática que, no final, resultou na construção de uma árvore dos afetos.

Na Estrutura Residencial Casa de S. José cada dia tinha um tema diferente. O dia 10 de fevereiro foi o Dia da Responsabilidade, em que fizeram um Caixa dos Afetos (cartas); 11 foi o Dia da Confiança, tendo ativado memórias através de histórias e músicas; 12 – Dia de Cuidar de Mim e do Outro, com a comemoração do Dia do Doente; 13 – Dia da Partilha, fizeram vários jogos, entre os quais o Bingo dos Afetos; 14 – Dia do Amor, assistiram a um concerto de órgão na Igreja de Santa Cruz; 15 – Dia da Amizade, entregaram as cartas da Caixa dos Afetos, seguindo-se um lanche convívio; 16 – Dia da Sociabilidade, foram ao CAE ver o Musical “A Severa”, de Filipe La Féria.

A Unidade Residencial Divino Salvador também entrou no espírito e o espaço esteve decorado com corações e mensagens carinhosas e motivacionais. Com o intuito de promover a troca de afetos e emoções, os utentes escreveram várias mensagens que colocaram num painel que estava na parede, para que todos pudessem ver. Entre outras atividades, puseram as “mãos na massa” e fizeram bolachas deliciosas em forma de coração.

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) 2/3 Ciclos de Ceira comemorou a semana dos afetos sobre o mote “Ser+ Feliz”. Através da dinamização de diversas iniciativas o CATL conseguiu fazer com que os alunos refletissem sobre a importância que os afetos têm na vida de cada um.

Durante esta semana, o CATL da Mealhada promoveu um correio muito especial em que foram escritas declarações de amor, amizade, afeto e gratidão para pessoas muito especiais. Os alunos elaboraram vários elementos decorativos espalhando amor por toda a Escola. Um dos momentos altos das comemorações foi o desfile de moda de São Valentim, cujos fatos foram confecionados com materiais reutilizáveis. Houve ainda tempo para a Biblioteca receber o projeto TriploD numa palestra sobre a Violência nos Relacionamentos e os Direitos Humanos.

O CATL Fernando Namora e o CATL do Centro Educativo de Condeixa, em colaboração com a Escola Promotora de Saúde do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova e a Biblioteca Escolar Fernando Namora, colocaram ao dispor dos alunos vários caçadores de sonhos onde todos poderiam colocar, de forma anónima, uma fita ou cartão com a descrição de um sonho, desejo e/ou pensamento. A iniciativa pretendeu deixar de lado os bens materiais e dar destaque à partilha de pensamentos e emoções, refletindo no que se passa “dentro” de cada um e à sua volta.

Foi uma semana intensa e de muito trabalho para todos os que estiveram envolvidos, mas também muito gratificante. Partilharam-se momentos de grande amizade que ficarão para sempre gravados nas memórias de cada um.