Notícias

Projeto da Cáritas de Coimbra é notícia num programa de televisão em Espanha

Foi no passado dia 1 de fevereiro que o canal La 2, da televisão pública espanhola – TVE, deu a conhecer o projeto GrowMeUp à sua audiência. O projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra foi apresentado como exemplo de tecnologia que foi desenvolvido para ajudar as pessoas mais velhas no seu dia-a-dia.

A Cáritas de Coimbra recebeu nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel a produção do programa La cuarta revolución do canal La 2, que teve, assim, a oportunidade de conhecer o Ambrósio – um dos robôs desenvolvidos no GrowMeUp – e de ver como este interage e pode apoiar os seus utilizadores. Este projeto tecnológico foi testado entre 2015 e 2018 e destinou-se a desenvolver um robô inovador para ambientes de vida assistida (o robô GrowMu) que pudesse apoiar as necessidades dos cidadãos 65+ nas suas atividades de vida diária, compensando a deterioração constante da capacidade cognitiva e garantindo a prestação de serviços e a qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento. Para determinar a eficácia do GrowMeUp, um grupo de utentes da Cáritas de Coimbra participou ativamente no desenvolvimento e melhoria do sistema. O projeto envolveu 8 parceiros de 6 países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra, e foi financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.

O programa La cuarta revolución é uma série de documentários, composta por um total de sete episódios, que explica de uma forma sucinta e descontraída como a tecnologia determinará o futuro da sociedade e como (já) pode contribuir para melhorar a vida quotidiana das pessoas, especialmente daquelas que têm alguma incapacidade. No Episódio 4, que passou no dia 1 de fevereiro, o programa abordou os avanços no mundo da robótica e os seus impactos na vida das pessoas com incapacidade. Além do GrowMeUp, foram apresentados projetos de San Francisco, Boston, Barcelona, Madrid, entre outros.

Atualmente vive-se na era dos robôs. O que acaba por assustar alguns cidadãos, que têm vários receios, desde a extinção de postos de trabalho ao “fim da humanidade”. Este documentário vem desmistificar esses receios, demonstrando que a tecnologia robótica, se for bem utilizada, pode ajudar a sociedade a evoluir.

Veja o documentário completo “La cuarta revolución – Episódio 4″ AQUI (12m14s-15m05s: GrowMeUp).

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional