Cáritas de Coimbra e UC capacitam mentores comunitários em áreas rurais

A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou no início do ano o projeto Cons©elhos Repórteres 55+, com o objetivo de combater o isolamento social por aprendizagem intercultural e socialização entre pares.

A implementação do projeto decorre ao longo deste ano e conta com a parceria da Universidade de Coimbra – através das Faculdades de Letras (FLUC), de Medicina (FMUC) e de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) –, tendo ainda o apoio de diversos parceiros da Cáritas, dos Municípios envolvidos e dos vários Conselhos Locais de Ação Social.

Este projeto foi distinguido pelos Prémios BPI “la Caixa” Rural que reconhece, e apoia financeiramente, iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Cons©elhos Repórteres 55+ promove a participação ativa das pessoas mais velhas e isoladas na transformação comunitária local, no sentido da criação de melhores condições para um envelhecimento ativo.

Numa metodologia de bola de neve, o projeto capacita mentores ao nível local, que depois criam os seus grupos de repórteres 55+ em diversas comunidades para procederem ao levantamento das condições que necessitam de ser melhoradas para a sua qualidade de vida, como por exemplo as acessibilidades, o transporte, o acesso a serviços de saúde, as atividades culturais, o apoio a pessoas isoladas, o aconselhamento e/ou os grupos de vizinhança. Para isso, vai implementar ações de mobilização e de interação comunitária, munindo os destinatários de estratégias e competências necessárias ao real exercício dos seus direitos e deveres de cidadania.

No final, irá ajudar estes grupos de repórteres a sumariarem as suas necessidades e propostas de melhoria e apresentá-las às autoridades competentes e/ou mobilizarem possíveis soluções, num verdadeiro exercício de cidadania.

Na prática, o Cons©elhos Repórteres 55+ está a capacitar um grupo de 12 mentores com 55 anos ou mais (55+), em zonas rurais dos concelhos de Coimbra, Arganil, Figueira da Foz, Oliveira do Hospital e Góis. Para isso, conta com o apoio de várias estruturas da Cáritas de Coimbra: Centro N.ª Sr.ª dos Milagres (Cernache – Coimbra), Estrutura Residencial Divino Salvador (Arganil), Centro de Dia de Pomares (Arganil),Centro de Dia de S. Martinho da Cortiça (Arganil), Centro N.ª Sr.ª da Boa Viagem (Leirosa – Figueira da Foz), Centro de Dia de S. Paio de Gramaços (Oliveira do Hospital) e Unidade Residencial Sagrada Família (Cabreira – Góis).