Notícias

Cuidadores formais da Cáritas de Coimbra contribuíram para o projeto Pharaon

Depois de realizadas as sessões de cocriação do projeto Pharaon com utentes das Estruturas Residenciais para Idosos da Cáritas de Coimbra, foi a vez dos cuidadores formais darem também o seu contributo. Foi realizada uma sessão de grupo que contou com a participação de 17 colaboradores que puderam partilhar as suas opiniões sobre uma plataforma de b-learning denominada “Campus de Cuidadores” dirigida a cuidadores formais e informais e sobre uma “Incubadora Social” que consistirá numa plataforma digital focada na divulgação de serviços, produtos e eventos.

 

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a participar no projeto internacional Pharaon, que pretende testar alguns serviços e aplicações digitais, que possam vir a ser distribuídos e utilizados por pessoas mais velhas, com vista à melhoria da sua independência, segurança e capacidades. Uma das formas de alcançar este objetivo, é reforçando os recursos comunitários de apoio (como é o caso dos cuidadores formais e informais) aos grupos mais fragilizados de adultos mais velhos. O consórcio do projeto Pharaon é composto por 42 entidades europeias e é financiado programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

 

Na sessão participaram Diretores Técnicos de equipamentos de Idosos, Assistentes Sociais, Ajudantes de Ação Direta ou Trabalhadores Auxiliares. O principal objetivo desta reunião foi a recolha de requisitos que permitam construir as novas plataformas, junto dos potenciais utilizadores destas tecnologias. Para promover a implementação deste tipo de serviços, é essencial recolher informação sobre as reais necessidades e desafios no terreno por parte daqueles que as experienciam diariamente.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional