Mercado Social vai dar continuidade ao Projeto Somos Família a partir de 15 de junho

Inúmeros pedidos de apoio para pagamento de faturas de água, luz, gás, e internet são mais uma das consequências da pandemia da COVID-19. São faturas que as famílias têm feito chegar ao Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas de Coimbra e que têm valores mais elevados que o habitual, atendendo ao facto de, por um lado, as famílias se encontrarem mais tempo em casa e haver mais consumo, mas também pelo facto de as entidades que fornecem estes serviços não os cortarem e deixarem acumular os valores de faturação.

Em abril, a Cáritas de Coimbra lançou o projeto “Somos Família” com 20 famílias sinalizadas, compostas por 57 pessoas. Neste momento o CCI tem já 52 famílias a necessitarem de apoio, num total de 144 pessoas, das quais 70 são crianças. Esta iniciativa pretende angariar famílias da sociedade civil que “adotem” famílias que estão a passar por momentos difíceis e às quais deverão entregar um cabaz por mês, recheado com produtos essenciais.

Este aumento de famílias em situação de emergência social e económica é também muito evidente no crescente número de processos de Ação Social, referente aos meses de abril e maio de 2020, comparativamente com o ano transato. Neste momento e apenas até ao mês de maio, o número de processos de Ação Social que já deram entrada representa um aumento de 56%, enquanto que em 2019 representavam apenas 10% da totalidade de processos. Também no atendimento é espelhado o aumento da procura de apoio. No que diz respeito aos meses de abril e maio de 2019, verifica-se um acréscimo de 30% e 31% respetivamente para o mesmo período do ano 2020.

O valor angariado na campanha “Máscaras Solidárias” – 8.215,93€, lançada também em abril e que teve como objetivo a venda de máscaras sociais para comprar produtos frescos para famílias em situação de emergência económica, permite neste momento dar resposta às necessidades alimentares das famílias que procuram o Centro Comunitário. Às famílias sinalizadas pelo projeto “Somos Família” e a outras não sinalizadas, foram já entregues cerca de 90 cabazes, compostos por bens doados pela Sociedade Civil, que fez chegar ao CCI bens de primeira necessidade e produtos de higiene pessoal e habitacional.

Neste momento, a preocupação deste equipamento social é o pagamento das contas destas famílias. Estão já a chegar os avisos de corte que não foram feitos durante o estado de emergência devido ao surto do coronavírus e é agora imperativo não deixar que as famílias fiquem sem água, luz ou gás.

O Centro Comunitário de Inserção decidiu dar continuidade às iniciativas postas em prática desde abril e vai assim abrir portas no dia 15 de junho com o Mercado Social. A Cáritas de Coimbra apela uma vez mais à generosidade da comunidade, convidando-a a voltar a visitar as instalações do Centro Comunitário de Inserção em funcionamento na Rua Direita, n.º 100, da Baixa de Coimbra. À venda encontrarão produtos como sacos para utilizar na praia, carteiras, máscaras infantis e muitos outros. Com a ajuda de todos será possível uma vez mais apoiar estas famílias que se encontram a passar por grandes dificuldades.