“Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado”

Os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra vão participar no Projeto Solidário “Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado”. A iniciativa é do Agrupamento de Escolas da Lousã, em articulação com a Cáritas Portuguesa, e tem como objetivo ajudar e apoiar as crianças e jovens de Cabo Delgado. Através da arte pretende-se ajudar crianças que testemunharam atos de violência terríveis, que perderam familiares próximos, que passaram fome escondidas no mato, algumas completamente sós e que estão, neste momento, a sofrer de subnutrição e doenças mortais.

A arte é ativista, solidária e, neste projeto, com esta sintonia, as crianças e jovens da Cáritas de Coimbra aprenderão o significado de solidariedade, fazendo a diferença na vida de muitas dessas crianças.

Para a concretização deste projeto, será feita uma sensibilização em cada agrupamento para que toda a comunidade escolar participe – alunos, pais e pessoal docente e não docente. A participação da comunidade escolar será feita através de elementos artísticos criados por cada um, nas aulas ou em casa (podem doar trabalhos feitos anteriormente), que serão leiloados online nas páginas criadas para o efeito, ou vendidos em locais a definir.

O dinheiro angariado será entregue à Cáritas Portuguesa ou depositado na conta com o seguinte NIB: 0010 0000 59328350002 34, que registará o montante de cada agrupamento. Estas contas serão depois divulgadas nas páginas do projeto:

Facebook – https://www.facebook.com/groups/200611314936942 e no Instagram – https://www.instagram.com/arte_em_sintonia/

Em Moçambique o processo será concretizado pela Cáritas de Pemba, em articulação com a Cáritas Portuguesa, a quem será entregue o dinheiro angariado.

Através dos voluntários da Cáritas no terreno, as crianças e jovens saberão quais as crianças das comunidades que vão ajudar e verão o resultado dessa ajuda. Não contribuirão apenas para um projeto, mas conhecerão os rostos dos beneficiados pela iniciativa. Esta campanha solidária decorrerá até final do mês de maio.