Cáritas Coimbra liderou o User Advisory Board do Projeto DAPAS

O projeto DAPAS visa fornecer uma solução inovadora, baseada nas necessidades das pessoas mais velhas e dos seus cuidadores. A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como papel desenvolver o piloto português, em que está a testar com 40 utentes a eficiência e aceitação do sistema DAPAS e, ainda, tem como função organizar e liderar as reuniões do User Advisory Board (Conselho Consultivo de Utilizadores). A última reunião aconteceu dia 29 de abril, de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19 e foi presidida pela Coordenadora de Projetos do Departamento de Inovação, Natália Machado, com a participação de membros de Portugal, Áustria e Luxemburgo.

O Conselho reuniu-se para analisar os novos documentos que serão apresentados aos participantes na próxima fase do projeto, premium version, mostrando a preocupação da equipa em garantir que os utilizadores estão bem integrados no projeto. Além disso, foram discutidos quais os benefícios e funcionalidades preferidas dos utilizadores para melhorar a sua experiência.

No final da reunião, o Conselho concordou que a participação de pessoas mais velhas no projeto, aumentou a sua literacia digital e ajudou a ultrapassar os momentos de isolamento causados pelo confinamento causado pela pandemia.

O Projeto DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.