Cáritas Coimbra apresenta artigo na 3ª Conferência Sheldon

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai apresentar um artigo na 3ª Conferência Sheldon –  “Solutions for ageing well at home, in the community, and at work”, em português, “Soluções para um envelhecimento saudável em casa, na comunidade, e no trabalho”. O evento irá decorrer em formato online, no dia 14 de outubro.

Após participar na EAI GOODTECHS 2021– 7th EAI International Conference on Smart Objects and Technologies for Social Good (em português, Conferência EAI internacional sobre objetos inteligentes e tecnologias que beneficiem o bem-estar social) no dia 16 de setembro de 2021, a Cáritas de Coimbra foi convidada a apresentar o artigo à Comunidade Sheldon.

Ana Filipa Leandro, gestora de projetos no Departamento de Inovação da instituição, irá apresentar o artigo “What do nurses and carers in Portugal wish and need from a digital intelligent assistant for nursing applications”, em português, “Necessidades de enfermeiros e cuidadores em Portugal para um assistente digital inteligente para aplicações em enfermagem. Este artigo, liderado pela Cáritas Coimbra, foi escrito em colaboração com outros autores das entidades Geriatrische Klinik St. Gallen e Bluepoint Consulting Srl, parceiros no projeto DIANA (AAL E FCT).

O artigo apresenta, à comunidade científica e à comunidade em geral, os resultados do trabalho realizado até aqui pela Cáritas Coimbra e pelos parceiros do projeto DIANA, na integração das necessidades dos utentes com demência e do seus cuidadores (enfermeiros e cuidadores formais) no desenvolvimento da tecnologia DIANA. O DIANA tem o objetivo de aumentar a autonomia das pessoas com demência e automatizar/digitalizar a ajuda dos enfermeiros, ajudando a equipa de cuidados a monitorizar a segurança dos pacientes, apoiar atividades da vida diária, entre outros. Este assistente digital inteligente de aplicações de enfermagem é composto por um sensor, a plataforma Milestone e uma aplicação de telemóvel.

O projeto DIANA faz parte do programa AAL (ambientes de vida assistidos) e é financiado em Portugal pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os parceiros são, em Portugal, além da Cáritas Coimbra, a Universidade Católica Portuguesa, na Áustria a Cogvis (Coordenador) e a Universidade Técnica de Viena, na Roménia a Bluepoint e na Suíça a EET Europarts e a Clínica Geriátrica St. Gallen da Suíça. Para além da Cáritas de Coimbra, St Gallen também irá receber os pilotos do sistema.