Dia Internacional do Idoso – Cáritas de Coimbra partilhou trabalhou realizado em projetos na área do envelhecimento

No âmbito do Dia Internacional do Idoso, celebrado a 1 de outubro, a Cáritas de Coimbra participou no evento intitulado “Envelhecer em tempos de pandemia”, que decorreu no Pavilhão Centro de Portugal – Coimbra. Esta foi uma iniciativa da empresa de cuidados de saúde ao domicílio – DCRFuncional – que para assinalar esta data promoveu um conjunto de palestras e tertúlias apropriadas à temática do dia.

O evento pretendeu “sentar à mesa” diversas entidades prestadoras de serviços sociais e de saúde a pessoas mais velhas na região de Coimbra, promovendo uma ocasião para partilhar os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 aos profissionais das equipas cuidadoras, aos próprios utentes e aos seus familiares. Houve também espaço para refletir sobre as novas perspetivas a adotar em relação ao processo de envelhecimento, bem como sobre a necessidade de adaptação das estratégias de intervenção a implementar neste âmbito.

A Cáritas de Coimbra foi convidada a integrar o painel de oradores do evento, onde Sofia Ortet, do Departamento de Inovação, apresentou a forma como os pilotos de projetos em curso – em particular, o do projeto DAPAS – se adaptaram às contingências do contexto pandémico, designadamente através da criação de protocolos adicionais de segurança e de procedimentos de interação indireta com os participantes, que permitam garantir a prossecução dos trabalhos, sem comprometer a segurança dos utentes envolvidos (e respetivas equipas de cuidado).

Adicionalmente, foi apresentado o plano de implementação do piloto do projeto VALUECARE, a cargo da Cáritas de Coimbra, com particular foco na aplicação que disponibiliza módulos de intervenção destinados à monitorização e ao incentivo à interação social, familiar e comunitária dos adultos mais velhos, cujo isolamento (nas vertentes física e social) possa ter sido agravado pelas medidas de proteção ditadas pela pandemia da Covid-19.

O projeto DAPAS, apresentado na conferência, é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O projeto VALUECARE – Value-Based Methodology for Integrated Care Supported by ICT – é cofinanciado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.