Cáritas Coimbra assinala o Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Hoje, 21 de abril, é o dia designado pelas Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

Para assinalar a data, Flávia Rodrigues, Ana Filipa Leandro e Teresa Valente, membros do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, levaram algumas atividades aos utentes da Estrutura Residencial Divino Salvador, em Pombeiro da Beira. Esta partilha fez-se através de um computador, alguns tablets e “dois dedos de conversa”. Os utentes partilharam alguns dos seus gostos musicais, num momento intitulado Discos Pedidos, e puderam também fazer outras solicitações, como relembrar as suas terras natais através da pesquisa de imagens no tablet.

Além dos momentos mais lúdicos, houve lugar para uma breve apresentação do Manual de Boas Práticas na Prevenção de Quedas em Idosos, realizado no âmbito do já terminado projeto GrowMeUp, do qual a Cáritas de Coimbra foi parceira, e que consistiu no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um robô para apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas tarefas diárias. O manual debruça-se sobre a identificação dos fatores de risco de quedas em pessoas mais velhas, controlo de medicamentos, tipos de auxiliares de mobilidade, incentivo à atividade física, qual o tipo de calçado mais adequado e outros conselhos. A plateia mostrou-se bastante atenta, intervindo sempre com pertinência. Alguns dos utentes conheciam já o manual, mas os novos receberam o seu exemplar para lerem com atenção.

Esta visita do Departamento de Inovação à estrutura Residencial serviu também para perceber o uso e aceitação das tecnologias por parte dos adultos mais velhos e de que forma se pode potenciar a literacia digital. Os jogos de estimulação cognitiva, sopas de letras ou de memória são do agrado dos utentes que já aderiram às novas tecnologias. A destreza com que muitos dos utentes utilizam o tablet deixou bastante surpreendidas as visitantes que regressarão para a implementação de novos projetos.