Cáritas Coimbra participou em workshop europeu sobre protocolos de avaliação dos pilotos do projeto Pharaon

No passado dia 15 de março, a Cáritas Diocesana de Coimbra participou no workshop Europeu acerca de protocolos de avaliação dos pilotos de larga escala de base tecnológica, promovido pelo projeto Pharaon, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020.

Coordenado pela associação francesa Autonom’lab, estiveram presentes mais de 25 participantes, representantes dos 6 pilotos de larga escala, localizados em seis territórios diferentes: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal (Amadora e Coimbra), Países Baixos, Eslovénia e Itália. Cada piloto terá uma equipa de parceiros para garantir o desenvolvimento e implementação correta de cada fase (pré-validação) e este workshop serviu para concertar ações entre as várias equipas.

No piloto português, coordenado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e Santa Casa da Misericórdia da Amadora, serão testadas tecnologias com foco no cidadão e serão respondidos desafios relacionados com cuidados integrados e planeamento, processos e infraestruturas integradas, partilha de conhecimento e o reconhecimento e uso das áreas naturais urbanas verdes e azuis como fundamentais para o seu bem-estar físico e mental.

Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing (Pilotos para um Envelhecimento Ativo e Saudável) tem como objetivo desenvolver plataformas integradas que permitirão fornecer cuidados de saúde e sociais personalizados e otimizados, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas perto de si bem como a participação ativa na preservação do ambiente. Para isso, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

O consórcio do Pharaon é composto por 42 entidades europeias e envolve um investimento total de 21,5 milhões de Euros financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, sob o contrato de subvenção nº 857188.