Cáritas Diocesana de Coimbra foi oradora no Workshop Internacional acerca de Plataformas web abertas no âmbito de envelhecimento ativo e saudável

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou enquanto oradora no Workshop Internacional dedicado a utilizadores finais de plataformas web abertas que promovam um envelhecimento ativo e saudável, que decorreu online no passado dia 10 de março, onde apresentou a sua perspetiva e as necessidades dos seus utilizadores.

Este workshop teve como principais objetivos informar os possíveis utilizadores finais (adultos mais velhos, pessoas com doenças ou condições crónicas), prestadores de serviços de assistência domiciliária, decisores políticos e de saúde regionais e ainda seguradoras sobre a existência e (potencial) do uso de plataformas de serviço abertas, identificar as solicitações e necessidades dos vários stakeholders para o uso de plataformas de serviço abertas, e partilhar fatores de sucesso e lições aprendidas entre os vários participantes para que também possam ser aplicados no desenvolvimento de plataformas de serviço abertas.

Foram referidos vários projetos que a Cáritas de Coimbra está ou esteve a implementar, focando-se nesta intervenção naqueles que envolvem casos de uso e resultados da interação com plataformas abertas.

Algumas das principais conclusões partilhadas no workshop:

• O foco do cuidado centrado no utente permite um atendimento personalizado;
  • O fornecimento de novos sensores e dispositivos permite a recolha e partilha de uma grande quantidade de dados entre utente e cuidador;
  • Com plataformas abertas é possível ter várias aplicações que cobrem diferentes setores ou domínios e que são facilmente interoperáveis sem a necessidade de compra de aplicações e dispositivos diferentes e/ou de fornecedores diferentes;
  • Uma plataforma aberta com aplicações de diferentes fornecedores que responda aos requisitos necessários poderá ser muito mais economicamente competitiva;
  • Na maioria das vezes, quando os projetos terminam, as plataformas deixam de ter financiamento e, por sua vez, o seu desenvolvimento e atualizações também deixam de existir.

O workshop foi realizado no âmbito do projeto PlatformUptake.eu. Este projeto é uma Ação de Coordenação e Suporte à Comissão Europeia, financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, que pretende analisar e descrever o ecossistema destas plataformas, promovendo sinergias entre as respetivas redes e os projetos relacionados nos domínios AHA – Active and Healthy Ageing (Envelhecimento Ativo e Saudável) e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas). É uma parceria de 12 entidades: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Italian National Research Council (Itália), Fraunhofer (Alemanha), Technical University of Madrid (Espanha), Institute of Communication and Computer Systems (Grécia), Jožef Stefan Institute (Eslovénia), AFEdemy (Países Baixos), Linköping University (Suécia), University of the Balearic Islands (Espanha), Stichting Smart Homes (Países Baixos), Etablissements A. Lievens Lanckman (Bélgica) e SYNYO GmbH (Áustria), que é o coordenador do projeto.

Mais informações acerca do projeto estão disponíveis em https://caritascoimbra.pt/project/platformuptake-eu/