Cáritas de Coimbra recebeu 4º Encontro Inter-regional de Aprendizagem de Políticas do Projeto EU_SHAFE

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2021, a Cáritas de Coimbra acolheu na sua cidade o 4º Encontro Inter-regional de Aprendizagem de Políticas do projeto EU_SHAFE. Este encontro teve como foco o seu domínio 4, correspondente a Saúde e Serviços Comunitários. A reunião decorreu em formato híbrido, com a participação de mais de 20 parceiros do projeto EU_SHAFE, vindos do País Basco, Eslovénia, Irlanda, Alemanha, Holanda e Dinamarca, e Stakeholders da Região Centro. O evento foi organizado pelo Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra e teve como objetivo principal a troca de experiências e apresentação das boas práticas no âmbito da saúde e serviços comunitários.

No primeiro dia de reunião, os parceiros do consórcio e os stakeholders convidados ficaram a conhecer mais sobre os projetos em implementação na Cáritas de Coimbra, bem como as suas respostas sociais e serviços. Após esta breve apresentação os parceiros apresentaram as suas boas práticas e partilharam e discutiram experiências. Ainda no dia 24, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) onde ouviram uma explicação sobre a Linha Azul – “Pantufinhas” elétricos, eleita e selecionada pela Cáritas de Coimbra para o projeto EU_SHAFE, como uma boa prática na acessibilidade e sustentabilidade. Além da explicação, os participantes tiveram a oportunidade de viajar na Linha Azul, numa visita promovida pelos SMTUC, na qual se confrontaram com a realidade das pessoas mais velhas que vivem no centro histórico da cidade e a dificuldade que teriam em fazer as suas deslocações sem o apoio desta linha de transportes urbanos. Ficaram também a conhecer a zona da Sé Velha, bem como a área do Parque Verde do Mondego.

No dia 25 de novembro, os stakeholders regionais – CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro; Comunidade Intermunicipal da Região do Médio Tejo, CIM – Comunidade Intermunicipal da Região Centro e Universidade de Coimbra – partilharam suas boas práticas com o objetivo de impulsionar o intercâmbio internacional de políticas de aprendizagem entre diferentes territórios e experiências adicionais relevantes para o projeto. Entre elas, os participantes ficaram a conhecer o “Transporte a Pedido” da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; Unidades de Saúde Móveis da Comunidade Intermunicipal de Coimbra; o Catálogo de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da CCDRC e ainda o Projeto Conselhos Repórteres 55+, um projeto coordenado pela Cáritas de Coimbra e que conta com uma parceria com a Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras, Medicina e Psicologia. O encontro terminou com a visita a uma boa prática regional, escolhida para o domínio 1 – Habitação e Infraestruturas: as Casinhas Autónomas do Pinhal. Os participantes visitaram a aldeia sénior para conhecer e perceber o seu funcionamento e como ocorre a promoção da autonomia dos adultos mais velhos que lá vivem.

Este encontro foi de extrema importância para o reforço e o enriquecimento da aprendizagem inter-regional no âmbito dos ambientes amigáveis à todas as idades. Os debates foram essenciais para auxiliar o consórcio nas atividades da segunda fase do projeto em que os parceiros deverão entregar um plano de ação que refletirá em mudanças políticas resultantes desta implementação.

O projeto EU_SHAFE pretende influenciar a política e financiamento da Região no âmbito da SHAFE (Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis), através dos contributos de um ecossistema regional cooperativo entre autoridades públicas, redes regionais, academia, associações e sociedade civil e empresas e, simultaneamente, partilhar e promover as suas boas práticas junto das outras 6 Regiões do projeto. O projeto é financiado pelo programa Interreg Europe, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).