Cidadãos do Lar Santo António cumpriram o seu dever cívico através do voto antecipado

Foi no dia 19 de janeiro de 2021, que os utentes do Lar de Santo António, equipamento da Cáritas de Coimbra, cumpriram o seu dever cívico, efetuando a votação para a eleição do Presidente da República através do voto antecipado.

A votação decorreu no Lar, com mesas de voto improvisadas pelos colaboradores da Estrutura Residencial para Idosos, respeitando as condições de privacidade inerentes ao ato eleitoral e respeitando ainda as orientações da DGS – Direção-Geral da Saúde relativas à segurança face à pandemia.

O ato eleitoral implicou o registo dos cidadãos mais velhos, que manifestaram esse interesse junto dos técnicos do Lar, na plataforma disponibilizada pela Segurança Social e posteriormente na Plataforma do Ministério da Administração Interna.

Esta ação foi possível, uma vez que os cidadãos acolhidos em Estruturas Residenciais para Idosos se encontram em confinamento obrigatório e podem, por esse motivo, votar antecipadamente. A disponibilização do boletim de voto e a respetiva recolha foi feita em articulação com a Autarquia – Câmara Municipal de Coimbra.

Para os utentes do Lar de Santo António foi a única forma de poderem exercer o seu direito ao voto e agradecem por essa possibilidade, mas também quiseram deixar um agradecimento especial aos dois responsáveis pela recolha dos seus votos, pela sua seriedade e afabilidade.