Sessão de sensibilização do Triplo D na Casa de S. José com apoio do sistema DAPAS

No dia 25 de janeiro, a equipa do Triplo D, projeto da Cáritas de Coimbra, dinamizou uma sessão de sensibilização com os utentes da Estrutura Residencial para Idosos – Casa S. José, com apoio da aplicação DAPAS – implementação em escala de soluções AAL.

Neste período de pandemia devido à COVID-19, marcado pelo confinamento e isolamento social, a aplicação DAPAS permite, aos utentes que estão a participar no projeto, manter um contacto ativo com familiares e amigos, seja através das chamadas de vídeo ou mensagens de texto, entre vários serviços diferenciados. O Triplo D aproveitou as funcionalidades de comunicação e interação da aplicação para dinamizar uma sessão em regime presencial e virtual, que decorreu de forma entusiasta e participativa, cumprindo com todas as medidas de segurança indicadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Esta é a primeira de duas sessões que pretendem levar a uma reflexão e partilha sobre as temáticas dos direitos humanos e da participação cívica e democrática, na perspetiva dos adultos mais velhos, enquanto cidadãos de plenos direitos e deveres.

Triplo D é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Esta foi uma forma encontrada pela Cáritas Diocesana de Coimbra de conciliar dois projetos com diferentes objetivos. Através desta atividade concertada foi possível sensibilizar cidadãos mais velhos para questões sobre os seus direitos e deveres, utilizando a tecnologia instalada no tablet através do sistema DAPAS. Não obstante do isolamento social imposto pela pandemia, é possível através destes projetos, manter algumas das atividades que estimulam a conversação e a socialização.