Comité Ético do projeto SMARTWORK liderado pela Cáritas de Coimbra reúne pela 2ª vez

No âmbito do projeto europeu SmartWork (financiado pelo Programa europeu Horizonte 2020), reuniu no passado dia 5 de março, o Comité de Ética do projeto, liderado pela Cáritas Diocesana de Coimbra. Este encontro decorreu na sequência do pré-piloto implementado na Cáritas Diocesana de Coimbra entre 1 de outubro de 2020 e 15 de janeiro de 2021.

Os principais objetivos da reunião visaram:

• A apresentação do progresso das tarefas éticas do projeto até à data, incluindo uma breve apresentação do pré-piloto português, bem como dos artigos do foro ético publicados;
  • A discussão das principais questões e procedimentos éticos inerentes às atividades do pré-piloto decorrido na Caritas Coimbra, em pleno contexto pandémico;
  • A análise e planeamento dos principais riscos éticos e respetivas ações de mitigação antecipadas para os pilotos de validação, com sede em Portugal e na Dinamarca, previstos para abril de 2021.

A reunião permitiu apurar uma primeira proposta para o Plano de Mitigação de Riscos Éticos que cobrirá a implementação do teste à versão final do sistema SmartWork, um conjunto inovador e integrado de inteligência artificial dedicado à monitorização e melhoria do bem-estar e da sustentabilidade laboral dos colaboradores mais velhos, em contexto de escritório.

Informações adicionais sobre o projeto Smartwork encontram-se disponíveis em: https://caritascoimbra.pt/project/smartwork/