Inauguração do Quiosque do Bem-Estar

No próximo dia 28 de outubro (sexta-feira) vai decorrer a inauguração do Quiosque do Bem-Estar, no Centro Comunitário S. José (equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra), com início marcado para as 14:30h.

O Quiosque do Bem-Estar tem como objetivo principal promover a literacia em saúde na comunidade. Pretende-se, assim, criar um espaço aberto à população, onde qualquer pessoa pode encontrar informações sobre como melhorar o seu bem-estar, especialmente nas áreas: Audiologia, Dietética e Nutrição, Fisioterapia farmacêutica, Saúde Ambiental. Este Quiosque surge no âmbito do Plano de Ação do projeto EU_SHAFE, estando a ser implementado no Centro Comunitário S. José, numa parceria entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra (ESTeSC).

O projeto EU_SHAFE iniciou em agosto de 2019, financiado pelo programa Interreg Europe, com a ambição de melhorar as políticas e práticas em 7 regiões europeias, desenvolvendo uma abordagem abrangente aos Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis para todas as idades (SHAFE). O consórcio do projeto criou então um ecossistema entre autoridades públicas, redes europeias e associações de utilizadores, com o intuito de promover o crescimento dos serviços de base comunitária e do “envelhecimento em casa” em toda a Europa. O EU_SHAFE está na sua 2ª fase de execução, que consiste na implementação de um Plano de Ação, baseado numa boa prática partilhada na 1ª fase. Assim, inspirado na boa prática Health Kiosk – Billstedt/Horn, do parceiro de Hamburgo, surge o Plano de Ação que origina a criação deste projeto piloto – o Quiosque de Bem-Estar.