Notícias

Projeto Digital Life Learning promovido em Espanha

A Plataforma del Voluntariado de España (PVE) celebrou um marco importante no âmbito do projeto Digital Life Learning. Na quarta-feira, dia 15 de março, realizou a conferência “Solidariedade e inclusão digital para os adultos mais velhos”. O objetivo foi o de realçar a falta de direitos que afeta uma grande parte da população deste país por não poder participar na vida pública devido à sua idade.

O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas e a cerimónia de abertura foi conduzida pelo vice-presidente da PVE, Paca Sauquillo; o representante da EmancipaTIC, Juan Zafra; o membro do Conselho de Administração da União Democrática de Reformados (UDP), Carlos Martínez Ozcáriz; e pela representante do Instituto Nacional de Cibersegurança de Espanha (INCIBE), Ruth García Ruiz.

Ao longo do dia foram partilhadas, pelos principais especialistas do sector, propostas e iniciativas de promoção de programas que encorajam a criação de serviços digitais. Além disso, começou a ser divulgado o questionário, desenvolvido no âmbito do projeto para conhecer as necessidades de formação e as competências digitais de pessoas mais velhas, com idades compreendidas entre os 64 e os 75 anos.

A conferência teve lugar no CEPA José Luis Sampedro e contou com a participação de um grande número de adultos mais velhos e representantes do Terceiro Sector, do Voluntariado, do Ministério da Economia, do Banco de Espanha e da Câmara Municipal de Madrid, entre outros.

 

O projeto DigiLife – Digital Life Learning pretende desenvolver um conjunto de ferramentas (toolkit) e sessões de formação, para aumentar as competências digitais dos adultos mais velhos, com a colaboração ativa de jovens universitários. Este projeto, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, será desenvolvido durante 26 meses por um consórcio de 6 entidades europeias: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Instituto Pedro Nunes (Portugal), Plataforma del Voluntariado (Espanha), People Behind (Grécia), Universidade de Roma Tor Vergata (Itália) e a Fondazione Garagerasmus (Itália), entidade coordenadora do projeto.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional