Notícias

Laço Azul vai estar exposto no centro da cidade para alertar para os maus-tratos na infância

Abril é o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e, nesse sentido os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra construíram um Laço Azul gigante. A iniciativa abrangeu cerca de 3800 crianças e jovens! O objetivo passa por alertar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

O movimento Laço Azul nasceu em 1989, depois de uma mulher norte americana, Bonnie Finney, amarrar uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. A repercussão foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Atualmente, muitos países usam laços azuis neste mês em memória das vítimas de abuso infantil.

No próximo dia 12 de abril, o Laço Azul dos CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra será exposto na Praça 8 de Maio, ao lado da porta do Município. Neste dia, pelas 14:00h, as crianças e jovens dos CATL irão entregar solenemente o Laço Azul ao Município, numa cerimónia que decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, com a presença do Presidente da Câmara e do Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra.

A ideia da criação deste Laço Azul gigante partiu dos CATL da Carapinheira e da Silva Gaio, e todos os outros Centros aceitaram o desafio. O Laço, com quase 3 metros de altura, foi dividido em 52 peças, para que cada CATL personalizasse a sua. As crianças e jovens empenharam-se na tarefa e decoraram as peças com muita originalidade e criatividade!

Desta forma, pretendeu-se alertar e sensibilizar o maior número de pessoas para esta problemática. Infelizmente, o número de crianças e jovens vítimas de maus-tratos tem vindo a aumentar. Em 2021 eram mais de 43 mil casos de perigo, a maioria por violência doméstica e negligência, mais 8,6% do que em 2020.

A equipa de Diretores Técnicos, da resposta social CATL, agradece à equipa de Infraestruturas da Cáritas Diocesana de Coimbra (Eng. Carlos Gomes, Eng. Ana Raimundo, Sr. Miguel e Sr. José António), pelo excelente trabalho realizado, que permitiu que esta atividade fosse possível, e pela recetividade com que acolheram, de imediato, esta iniciativa. Um agradecimento muito especial aos CATL que trabalharam esta problemática com as crianças e jovens e que, com criatividade e originalidade, abraçaram mais este desafio.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional