Notícias

Trabalhos dos CATL sobre “Prevenção de maus tratos a crianças e jovens” em exposição itinerante

Os trabalhos elaborados pelos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito da Campanha de “Prevenção de maus-tratos a crianças e jovens”, encontram-se em exposição itinerante. No ano passado, foi lançado o desafio, a todos os CATL, para pintarem/decorarem pequenas telas de modo a promover o respeito pela dignidade e direitos das crianças e sensibilizar e alertar toda a comunidade escolar para a problemática dos maus-tratos. A maioria dos CATL aceitou mais este desafio e o resultado foram 45 obras-primas! Pretende-se, com esta exposição, alargar a sensibilização, aos estabelecimentos escolares onde estão integrados CATL da Cáritas de Coimbra. De acordo com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), o número de vítimas de maus-tratos tem vindo a aumentar. Em 2021 eram mais de 43 mil casos de perigo, a maioria por violência doméstica e negligência, mais 8,6% do que em 2020.

Esta exposição iniciou a 6 de fevereiro, no CATL da Lousã, onde esteve patente em diferentes locais da Escola Básica n.º 2 e também na Escola Secundária, durante o “XI Concurso de Leitura da Lousã”. A exposição seguiu para o CATL de Ceira, na Escola Básica de Ceira, onde as telas estiveram expostas, de 20 de fevereiro a 3 de março, de modo a sensibilizar a comunidade escolar para este problema mundial. Entre 6 de março a 17 de março, foi a vez de ser acolhida pelo CATL de Lagares da Beira. As telas foram expostas no espaço interior e exterior da Escola Básica, de modo a promover os direitos das crianças e prevenir o abuso infantil e a negligência. Neste momento, a exposição encontra-se no CATL da Carapinheira, onde as telas estão patentes no interior e exterior da Escola Básica Dr. José Santos Bessa, alertando toda a comunidade escolar para a necessidade de se proteger as crianças e jovens contra os maus-tratos. A exposição seguirá para os outros Centros da Cáritas Diocesana de Coimbra, nomeadamente, CATL do Centro Educativo de Condeixa/Escola Secundária Fernando Namora, CATL de Taveiro, CATL de Soure, CATL de Alvaiázere, CATL de Avelar, CATL de Penela, CATL de Midões, CATL de Ansião, CATL Inês de Castro, CATL da Tocha, CATL de Febres, CATL do Paião, CATL do Centro Comunitário São José e terminará, a 8 de dezembro, no CATL da Mealhada. Pretende-se, desta forma, alertar o maior número de pessoas para a problemática dos maus-tratos e promover o respeito pela dignidade e direitos da criança.

A equipa de Diretores Técnicos da resposta social CATL agradece o forte envolvimento dos Centros de ATL nesta causa e às Direções das Escolas a forma calorosa com que têm acolhido a exposição.

 

Fotografias da Exposição Itinerante AQUI

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional