Notícias

Cáritas de Coimbra apresenta aplicação promotora do envelhecimento ativo e saudável

No dia 19 de março a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente na Comemoração do Dia Mundial do Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), organizado pela Comissão de Coordenação da Licenciatura em Serviço Social. Enquadrado no tema do Buen Vivir, foi destacado o bem viver numa lógica de desenvolvimento do ser humano na sua relação com o mundo e a natureza, focando a sustentabilidade ambiental e a relação da natureza com o aumento da qualidade de vida dos cidadãos.

A Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou a aplicação (app) Citizeen, incluída no projeto Pharaon – Pilots for Active and Healthy Ageing. Esta app permite a todos os seus utilizadores a partilha de fotografias georreferenciadas de espécies e locais de interesse na cidade, o mapeamento (através da tecnologia espacial) dos locais de acordo com o índice térmico e de vegetação, ou ainda a possibilidade de sugerir melhorias nos locais que visitam, para que o cidadão consiga aproveitar ao máximo os espaços verdes e azuis perto de si.

A tecnologia desenvolvida diz respeito a uma aplicação digital para utilizar em dispositivos móveis, que se propõe a promover o envolvimento dos cidadãos com a preservação da natureza em cidades, estimular a atividade física e mental de adultos mais velhos e proporcionar informação para que o cidadão usufrua ao máximo dos espaços verdes e azuis na sua proximidade.

Coimbra é a cidade piloto para a implementação desta ideia inovadora em que a Cáritas Diocesana de Coimbra, o MARE-UC e a OWL desafiaram as pessoas mais velhas (+65 anos) desta cidade a integrarem o projeto Pharaon e a testarem a aplicação Citizeen. Como integram um ecossistema, também voluntários e cuidadores foram envolvidos através de eventos que aproximam atividades científicas à comunidade (ciência cidadã).

 

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional