Cáritas Coimbra participou na 3ª reunião de partilha de práticas inter-regionais do projeto EU_SHAFE

Nos dias 29 e 30 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Aarhus, na Dinamarca, para participar na 3ª reunião de partilha intensa de boas práticas inter-regionais do projeto EU_SHAFE. Em representação da instituição estiveram presentes três elementos do Departamento de Inovação, Andrea Campos, Flávia Rodrigues e Natália Machado.

Esta foi a primeira reunião que decorreu de forma presencial desde o arranque do projeto e contou com a participação de mais de 20 parceiros e stakeholders do projeto EU_SHAFE, oriundos do País Basco, Eslovénia, Irlanda, Portugal, Alemanha, Holanda e Dinamarca. O evento foi organizado por dois colaboradores municipais de Aarhus: Anna-Karin Johannsen, gestora de projeto do departamento de Tecnologias de Vida Assistida e Benedikte Kruuse Lindvig, coordenadora do Fundo de Inovação Público Privado para Tecnologias de Vida Assistida.

No dia 29, um representante do município de Aarhus abordou o enquadramento do trabalho de saúde e cuidados e sobre os desafios que o município enfrenta devido ao aumento do número de idosos, muitos deles afetados por doenças crónicas, e os problemas associados à escassez de pessoal de cuidados. Mostrou também de que forma as tecnologias podem aliviar as necessidades atuais e futuras entre os cidadãos mais velhos do município.

Os participantes tiveram oportunidade de visitar também uma sala de exposição em que se podem experimentar inovações tecnológicas. Este é um espaço de experiência, aprendizagem e inovação. Qualquer cidadão do município pode neste espaço receber aconselhamento e orientação para adotar soluções tecnológicas adequadas e ajudas para apoiar uma vida independente e ativa. Esta experiência foi muito importante para a Cáritas de Coimbra, numa perspetiva de entender de que forma pode impulsionar os projetos que implemente e estimular a adoção de novas tecnologias por parte dos seus utilizadores mais velhos.

Neste mesmo dia foram ainda partilhadas as boas práticas do projeto no domínio da Comunicação e Informação. A presença física dos parceiros na sala permitiu uma discussão interessante e animada com uma série de comentários e perguntas dos parceiros sobre as boas práticas apresentadas, salientando o valor da partilha de conhecimentos no âmbito do projeto EU_SHAFE.

O primeiro dia de trabalhos terminou com uma visita à SPARK, um parque urbano vivo, criado através de um processo cocriativo e inovador, aberto à comunidade.

No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para a participação num workshop sobre a criação e planos de ação dos impactos do projeto EU_SHAFE. Os parceiros apresentaram brevemente os seus instrumentos políticos e o estado dos planos de ação em desenvolvimento.

Esta terceira reunião de partilha intensa de boas práticas representou uma ocasião muito frutuosa para todos os parceiros EU_SHAFE que aprenderem sobre diferentes abordagens ao desenvolvimento local, estratégias para criar valor para os cidadãos e obter inspiração para o trabalho futuro ao nível do projeto para implementar em ações nas suas regiões.