Cáritas de Coimbra troca experiências com Instituto Superior espanhol
A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve na Casa da Esquina, em Coimbra, a trocar conhecimentos sobre boas práticas de comunicação para públicos diversos e específicos – pessoas em situação de dependência e vulnerabilidade. A sessão decorreu a 30 de janeiro e foi promovida pelo Graal.
Entre 27 e 31 de janeiro o Graal recebeu um grupo de quatro docentes do Instituto de Maiorca Cifp Son Llebre (Maiorca – Espanha), dos ciclos formativos de grau superior de Integração Social, Mediação Comunicativa e Promoção da Igualdade de Género. A iniciativa, com origem num programa de formação financiado pelo Erasmus+, pretendeu criar um momento de diálogo com a partilha de experiências e metodologias de trabalho, dando especial atenção às questões de género.
Neste sentido, o Graal convidou a Cáritas de Coimbra para partilhar o seu trabalho com o grupo de docentes espanhóis. Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação, apresentou os vários projetos que estão a ser desenvolvidos pela organização, com especial enfoque nos aprovados no âmbito do programa Erasmus+, nomeadamente o Avik, o IGCAL e o Hands-on SHAFE. Foram também destacados dois projetos nacionais: o Triplo D, que pretende aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos através da realização de sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar, e o CriArte, que visa promover a aquisição de competências sociais e profissionais de pessoas residentes em bairros sociais, com particular incidência em mulheres de etnia cigana.
A sessão contou ainda com a participação de representantes do projeto PIN, da Akto, da Casa da Esquina e da revista Coolectiva. Foi uma partilha que se revelou bastante interessante, na medida em que permitiu debater propostas e conteúdos construtivos para todas as entidades envolvidas.