Cáritas de Coimbra vai participar como keynote speaker na conferência DSAI 2020
Carina Dantas, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, foi convidada como keynote speaker na conferência DSAI 2020 – 9ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento de Software e Tecnologias para Aumentar a Acessibilidade e Combater a Infoexclusão (9th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion) que vai realizar-se de 2 a 4 de dezembro, em formato online.
O tema apresentado na conferência, no dia 4 de dezembro, será “Sem desculpas – continuar a investir no bem-estar e na inclusão” darão mote à sua intervenção. A oradora irá apresentar, com base na sua vasta experiência, as razões pelas quais os cidadãos devem estar sempre envolvidos no desenvolvimento de soluções digitais, desde a sua conceção, para que as tecnologias não venham a ficar desfasadas das reais necessidades dos utilizadores.
A Diretora de Inovação irá também abordar os principais desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, bem como as oportunidades e as consequências trazidas pela mesma. Segundo Carina Dantas, “a crise pós pandémica pode constituir uma oportunidade para repensar a necessidade de investir na prevenção, assim como no bem-estar e qualidade de vida”.
Carina Dantas irá ainda realçar de que forma os serviços digitais, se implementados de forma correta, podem combater a solidão, a falta de apoio familiar e contornar o encerramento dos serviços tradicionais, o problema da lotação hospitalar ou até mesmo o receio de ir ao médico de família, que a pandemia trouxe à população. Abordará também o grande desafio ético que será redefinir o equilíbrio entre as ferramentas digitais e a presença humana. Reforça que “será necessária uma enorme sensibilidade e uma grande consciência social para evoluir na direção certa e não perder o foco” considerando que “todas as medidas políticas, económicas e sociais devem ter como objetivo final o bem-estar das pessoas e a promoção do bem comum”.
Estes princípios norteiam a intervenção da Cáritas de Coimbra em diversos projetos europeus, como o Pharaon, Net4Agefriendly,Valuecare, PlatformUptake, Diana, Dapas, Hands-on-SHAFE, Smartwork, EU_SHAFE e projetos nacionais como o ACTIVAS e o CR55+.
O programa dos três dias da conferência está disponível em http://dsai.ws/2020/programme/