Cáritas de Coimbra participou como keynote speaker na conferência DSAI 2020

Carina Dantas, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, foi keynote speaker na conferência DSAI 2020 – 9ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento de Software e Tecnologias para Aumentar a Acessibilidade e Combater a Infoexclusão (9th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion) que se realizou de 2 a 4 de dezembro, em formato online.

“Sem desculpas – continuar a investir no bem-estar e na inclusão” foi o tema apresentado na conferência, no dia 4 de dezembro, que deu mote à sua intervenção. A oradora apresentou, com base na sua vasta experiência, as razões pelas quais os cidadãos devem estar sempre envolvidos no desenvolvimento de soluções digitais, desde a sua conceção, para que as tecnologias não venham a ficar desfasadas das reais necessidades dos utilizadores.

A Diretora de Inovação também abordou os principais desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, bem como as oportunidades e as consequências trazidas pela mesma. Segundo Carina Dantas, “a crise pós pandémica pode constituir uma oportunidade para repensar a necessidade de investir na prevenção, assim como no bem-estar e qualidade de vida”.

Carina Dantas realçou ainda de que forma os serviços digitais, se implementados de forma correta, podem combater a solidão, a falta de apoio familiar e contornar o encerramento dos serviços tradicionais, o problema da lotação hospitalar ou até mesmo o receio de ir ao médico de família, que a pandemia trouxe à população. Abordará também o grande desafio ético que será redefinir o equilíbrio entre as ferramentas digitais e a presença humana. Reforça que “será necessária uma enorme sensibilidade e uma grande consciência social para evoluir na direção certa e não perder o foco” considerando que “todas as medidas políticas, económicas e sociais devem ter como objetivo final o bem-estar das pessoas e a promoção do bem comum”.

Estes princípios norteiam a intervenção da Cáritas de Coimbra em diversos projetos europeus, como o PharaonNet4Agefriendly,ValuecarePlatformUptakeDianaDapasHands-on-SHAFESmartworkEU_SHAFE e projetos nacionais como o ACTIVAS e o CR55+.