Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra organizou exposição de projetos inovadores

No final do ano 2021, o Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra organizou uma exposição para disseminação dos principais projetos nacionais e internacionais geridos pela instituição. Esta exposição decorreu numa das salas de formação da Cáritas de Coimbra e por lá passaram visitantes internacionais de dois consórcios de dois projetos, o EU_SHAFE e o DAPAS, mas também diversos membros da Direção da instituição, Órgãos Sociais, colaboradores e o Bispo de Coimbra – D. Virgílio Antunes.

Os projetos patentes nesta pequena mostra são projetos relacionados com a temática do envelhecimento ativo e saudável, destinados à melhoria do bem-estar de pessoas mais velhas. Visam desenvolver soluções tecnológicas que respondam às necessidades e aos desejos dos utilizadores mais velhos. O seu objetivo principal é trazer melhorias nos serviços oferecidos pela Cáritas de Coimbra, bem como a redução da carga de trabalho do cuidador.

Quem teve oportunidade de passar por esta exposição pôde conferir as soluções tecnológicas e compreender o seu funcionamento através de folhetos explicativos, breves vídeos de divulgação, explicações dadas pelos elementos do Departamento de Inovação e, eventualmente, até mesmo ver os dispositivos a funcionar.

Os projetos que foram exibidos foram: o sensor antiquedas do projeto DIANA; a solução DAPAS (software e hardware composta pela EMMA box, Alexa e lâmpada inteligente); os botões e tablet do projeto KLIKKIT; os dispositivos do SmartWork para melhoria da qualidade de vida no trabalho; a plataforma de cuidados integrados (mockups) do projeto ValueCare; a rede social para pessoas mais velhas que está a ser desenvolvida no projeto Pharaon. Os visitantes tiveram ainda oportunidade de conhecer os materiais desenvolvidos nos projetos Triplo DIGCAL e AVIK.

Outra surpresa foi a visita do robô GrowMu, que visitou os utilizadores mais velhos do Centro de Dia e que tiveram oportunidade o ver no ativo novamente. Este robô é o resultado de um projeto já terminado, o GrowMeUp, e que está a ser reavivado no âmbito dos projetos Lifebots e Activas.

Estes projetos são financiados pela FCT, no âmbito do programa AAL; pelo Programa Europeu Horizonte 2020; pelo programa Programa Cidadãos Ativ@s e pelo Programa Europeu ERASMUS+; pelo Programa Europeu Horizonte 2020 – Marie Curie e Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), Programa Operacional Lisboa (PO Lisboa).